Aprovado relatório de Gil Cutrim sobre criação da Semana da Educação Olímpica em escolas públicas

  • 17 de junho de 2019

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou em caráter conclusivo o Projeto de Lei 4.129/12, que institui no âmbito das escolas públicas a Semana da Educação Olímpica, com início anualmente em 23 de junho, Dia Olímpico Internacional. O parecer do relator, deputado Gil Cutrim (PDT-MA), foi pela constitucionalidade e juridicidade do projeto.

Ao defender seu parecer, o parlamentar justificou que a educação e esporte são ferramentas estruturais na formação dos jovens. De acordo com Gil Cutrim, o projeto tem grande valor diante dos graves casos de violência noticiados diariamente nas escolas do país, onde alunos ameaçam colegas e professores em sala de aula.

“Através do olimpismo, com a consciência de respeito e solidariedade, podemos promover valores éticos, sociais e morais. É nossa responsabilidade contribuir com essa cultura para alcançarmos significativos avanços socioeducacionais”, acentuou.

Conforme a proposta, de autoria do ex-deputado João Arruda e outros parlamentares, a Semana da Educação Olímpica terá caráter multicultural e deverá ser desenvolvida interdisciplinarmente, em cada unidade de ensino, de acordo com seu projeto pedagógico.

Após a CCJ aprovar a redação final, o texto seguirá para o Senado, caso não haja requerimento para análise pelo Plenário da Câmara dos Deputados.