Biografia

Desde cedo, com os valores ensinados pela sua mãe, Mirian Cutrim, e por influência de seu pai, Edmar Serra Cutrim, entendeu que para a transformação ser efetiva, a política e a honestidade devem caminhar juntas. E como uma importante ferramenta de mudança na vida de uma sociedade, decidiu que este era o seu objetivo: transformar a vida do povo para melhor.

Por defender este ponto de vista, se filiou ao Partido Social Liberal (PSL), e sua carreira política teve início oficialmente no ano de 2008, quando foi escolhido para ser o Vice-Prefeito de São José de Ribamar (o terceiro município mais representativo do Maranhão), neste mesmo ano, ele assumiu a Presidência do Moto Club, após renúncia do então presidente, consagrando o time que acabou levando o título de Campeão Maranhense. Desde então, Gil, como é conhecido por seus eleitores, amigos e familiares, dedicou sua juventude a cuidar do povo ribamarense. E em 01 de Janeiro de 2010, assumiu o cargo de Prefeito da cidade.

Nestes dois anos de mandato, Gil recebeu o Prêmio Juscelino Kubitscheck durante o 8º encontro nacional de Prefeitos do Brasil que ocorreu em Florianópolis – Santa Catarina, uma honraria concedida aos 100 Prefeitos de Destaque do Brasil, na ocasião, o único do Maranhão. Na área da educação, recebeu o Prêmio Construindo a Nação, honraria concedida pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em reconhecimento aos excelentes índices educacionais obtidos pelas Escolas Municipais Liceu Ribamarense I e II, as primeiras unidades públicas de ensino em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão. O reconhecimento veio pela Revista Veja, na reportagem “As 20 metrópoles brasileiras do futuro”, como destaque nacional em produção de alimentos e aquisição de produtos da Agricultura Familiar com reflexo direto no aumento da qualidade da alimentação escolar.

Em 2012, foi reeleito Prefeito de São José de Ribamar com 69,25% dos votos. Em 2013, foi eleito por aclamação ao cargo de Presidência da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), para o biênio 2013/2014, a maior votação da história da entidade. E foi reeleito em 2015, sendo o único Prefeito da história da entidade a ser reconduzido ao cargo. Em 2014, Gil Cutrim na reta final, pediu votos à Flávio Dino. Seu pai, Edmar Cutrim prestou denúncia contra a governadora Roseana Sarney, por invasão e “grampo”. No ano de 2015, se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). E até o final de seu mandato, honrou o compromisso que havia feito com os cidadãos de Ribamar.

Em outubro de 2018, Gil Cutrim foi eleito Deputado Federal, pelo Maranhão com 72.038 mil votos.