Aprovado relatório de Gil Cutrim para reduzir risco de desabastecimento de remédios no SUS

Aprovado relatório de Gil Cutrim para reduzir risco de desabastecimento de remédios no SUS

Uma grave situação registrada em quase todos os estados brasileiros é a falta de medicamentos para diversos tipos de patologias no Sistema Único de Saúde (SUS). Como alternativa para enfrentar o problema, nesta quarta-feira (20), o deputado federal Gil Cutrim apresentou uma proposta para alterar o Projeto de Lei 8510/17, da deputada Norma Ayub, que trata da compra de medicamentos e materiais hospitalares por unidades do SUS.

O texto, aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (20) pela Comissão de Finanças e Tributação, busca melhorar o atendimento à população no sistema de saúde ao evitar o desabastecimento de medicamentos nos postos, mediante a adoção, preferencialmente, do sistema de registro de preços na compra de remédios e insumos clínicos e hospitalares descartáveis.

O sistema possibilita que a Administração Pública catalogue com determinadas empresas, após licitação, quais preços deverão ser praticados na contratação ou aquisição de algum bem ou serviço, e mantidos por um determinado período.

Para o deputado, a ideia é evitar riscos que podem ser evitados, o que irá ajudar no planejamento estratégico, na gestão e no limite de gastos para a área. “É uma importante forma de antecipação das compras, permitindo maior facilidade no planejamento dos gastos e dos estoques”, argumentou.

De acordo com o relator, a proposta será muito importante para reduzir a escassez de medicamentos que ocorre em muitas unidades de saúde, o que afeta toda a sociedade. “Tivemos recentemente uma crise histórica no abastecimento de remédios no Brasil. Isso representa uma ameaça a milhões de pacientes do sistema público”, lamentou. “A aprovação do relatório é um grande passo para que possamos ter um fôlego de abastecimento contínuo desses medicamentos”, afirmou Cutrim.

Tramitação

Agora, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.