Depressão e suicídio: dois tabus que precisam ser superados

Depressão e suicídio: dois tabus que precisam ser superados

Na última terça-feira (10), tivemos o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, no mês em que também é promovido o Setembro Amarelo, com o intuito de conscientizar a população sobre a gravidade do problema e ajudar a quem precisa. A data é de enorme importância para reforçar a necessidade de superarmos o tabu em volta deste assunto que deve, sim, ser discutido abertamente.

O Brasil é o oitavo país com mais casos no mundo, onde já é considerada a segunda principal causa de morte entre jovens. Isso deve ser levado como um problema de saúde pública que demanda medidas urgentes e precisamos dar a relevância que o tema exige, tratar do assunto nas escolas e capacitar nossos profissionais para debater e prevenir o suicídio.

A primeira medida preventiva deve ser, sem dúvidas, a educação. Quebrar o tabu e estimular o diálogo em busca de uma conscientização de todos acerca deste tema é essencial. A prevenção é a melhor forma de reverter essa situação, basta observarmos os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os quais apontam que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

Outras pesquisas mostram também que o risco de suicídio é reduzido com a presença, por exemplo, de Centros de Atenção Psicossocial, os chamados CAPS. Isso mostra não só que políticas públicas podem ajudar a prevenir, como alerta para a urgência de investimentos nestes setores para a proteção das populações mais expostas.

Muitas das vezes, a causa está ligada à depressão. Infelizmente, esta doença ainda não é vista com a seriedade que deveria por muitas pessoas, o que leva uma grande parcela a não se sentir à vontade para falar do assunto, fazendo com que muitos, inclusive, deixem até de buscar ajuda. Daí, mais uma vez, a necessidade da conscientização.

Para chamar a atenção do Parlamento e de setores da sociedade para a questão, apresentei na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 4712/19, com o objetivo de instituir o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Depressão, no dia 13 de Setembro. Na semana seguinte, dei entrada também no PL 4818/19, para a criação de Programa de Auxílio Psicológico a pessoas com depressão em todo o País.

Com a dedicação de todos, poderemos ajudar aqueles que enfrentam esta silenciosa doença chamada depressão, que atinge mais de 11 milhões de famílias brasileiras. A vida é mais que preciosa e precisamos lutar por ela, sempre!