Gil Cutrim defende reinstalação da Comissão Especial para analisar PEC da Segunda Instância

Gil Cutrim defende reinstalação da Comissão Especial para analisar PEC da Segunda Instância

Parlamentares de diversos partidos estão propondo ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para reinstalar esta semana a Comissão Especial para analisará a chamada PEC da Segunda Instância – Proposta de Emenda à Constituição 199/19, que permite a prisão após a condenação em segunda instância. O deputado Gil Cutrim (PDTMA), que participou dos primeiros debates da proposta no ano passado, defendeu, na terça-feira (8), a retomada das atividades do colegiado, via Sistema de Deliberação Remoto (SDR). “A reinstalação da Comissão Especial que analisa a PEC da 2ª instância se faz necessária, para que possamos ampliar o debate e aprovar com maior brevidade a PEC”, disse o parlamentar.

“Nosso sistema recursal é moroso e posterga condenações, principalmente daqueles que detém poder aquisitivo. Precisamos dar celeridade ao trânsito em julgado na segunda instância”, acrescentou. O colegiado foi instalado 4 de dezembro de 2019, com eleição do presidente, os vice-presidentes e o relator. A proposta em questão é de autoria do deputado Alex Manente. A admissibilidade da PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) 20 de novembro do ano passado .

Na época, Rodrigo Maia, que determinou a instalação da Comissão, defendeu a análise do tema. “A proposta em discussão vai atingir outras esferas da Justiça, estabelecendo a execução da pena não apenas na área criminal, mas também na cível e tributária. O papel do Congresso é ter coragem de falar para as pessoas o que, do nosso ponto de vista, é o melhor encaminhamento nesse tema, para se resolver de forma definitiva”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *