Comitiva de parlamentares visita base de Alcântara

Comitiva de parlamentares visita base de Alcântara

No dia 25 de abril, o deputado federal Gil Cutrim (PDT-MA) fez parte da comitiva composta por senadores e deputados federais convidada pelo Comando da Aeronáutica para conhecer as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Na ocasião, os parlamentares puderam saber mais sobre os aspectos do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), assinado entre Brasil e EUA, que deverá permitir o uso comercial da base de Alcântara.

Gil reconheceu a importância de abrir espaço para discutir as implicações do acordo, que visa injetar inicialmente 3,5 bilhões de dólares na economia nacional. O parlamentar defendeu a importância de buscar impulsionar a economia da região, que perdeu mais de 20 anos de desenvolvimento. “Por outro lado, é imprescindível que não afronte a soberania nacional e proteja as comunidades quilombolas que vivem nas proximidades”, argumentou o deputado. “A proposta de fazer do Maranhão um importante pólo técnico de corrida espacial deve ser tratada com muita responsabilidade e iremos acompanhar esse processo de perto”, afirmou.

Em audiência da comissão mista no Senado, no mês anterior, o parlamentar votou a favor da Medida Provisória (MP) 858/2018, para extinguir o acordo com Ucrânia para explorar comercialmente lançamento de satélite na base de Alcântara. O acordo bilateral custou aproximadamente R$ 1 bilhão aos dois governos. “Era urgente a necessidade de
desfazer esse tratado que em vez de avanços, trouxe prejuízo exorbitante”, disse.