Gil Cutrim participa de homenagem do Senado à professora Terezinha Rêgo

Gil Cutrim participa de homenagem do Senado à professora Terezinha Rêgo

O deputado federal Gil Cutrim (MA) participou, na tarde desta segunda-feira (23), da Sessão Especial do Senado em homenagem à professora Terezinha Rêgo. Especializada em fitoterapia, Terezinha de Jesus Almeida da Silva Rêgo foi reconhecida pelos serviços prestados à ciência e à população carente do Maranhão. A sessão foi presidida pelo autor do requerimento, senador Weverton Rocha (PDT-MA).

Representando a bancada maranhense da Câmara dos Deputados, Gil Cutrim subiu à tribuna do Senado para parabenizar o senador Weverton Rocha pela homenagem e elogiar a professora por dedicar sua vida ao desenvolvimento da ciência e à população mais carente do Maranhão. “Quero reconhecer o grande serviço prestado ao nosso estado e ao nosso País, atingindo reconhecimento não tão somente pelo Brasil, mas pelo mundo. É muita alegria poder parabenizar esta grande pessoa que em seus estudos buscou avanços na medicina fitoterápica e ofereceu àqueles mais carentes a terem um acesso de tratamento adequado para sua saúde”, prestigiou o parlamentar.

A professora Terezinha tem 86 anos e atua como coordenadora do Herbário Ático Seabra da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de ser farmacêutica e fisioterapeuta do Maranhão. A professora cuida da população carente, com xaropes e tinturas fitoterápicas, tendo encontrado no princípio ativo da erva chamada “cabacinha” um aliado no combate à sinusite.

Terezinha ainda é responsável pela criação do Projeto Farmácia Viva-Hortos Terapêuticos, coordenado pela Secretaria de Saúde do Maranhão. O projeto consiste no cultivo, conservação e utilização de plantas medicinais, mas também na produção de alguns tipos de plantas medicinais, usando como matriz as próprias plantas cultivadas. O programa faz parte das práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS).