Deputado alerta quem deve ou não ir até o Centro de Testagem para coronavírus

Deputado alerta quem deve ou não ir até o Centro de Testagem para coronavírus

Foto: Divulgação/ Governo do Maranhão 

O Centro de Testagem para o coronavírus, instalado na Policlínica Diamante, em São Luís (MA), já está funcionando. Porém, não são todos os pacientes que chegam no local e conseguem fazer o exame.

O deputado federal Gil Cutrim parabenizou o governo do estado por ter tido esta iniciativa de criar um centro de testagem na capital e alerta a população que, antes de ir ao centro, é preciso saber como ele funciona.

Esta é uma excelente iniciativa do governo maranhense! Mas, é preciso que as pessoas saibam quem deve ou não ir ao centro. Deve ir quem, nos últimos 14 dias, retornou de viagem de área com coronavírus confirmado e tem sintomas de resfriado, coriza, tosse com ou sem febre. Lembrando que é preciso apresentar o comprovante de viagem. Também deve procurar o centro quem, nos últimos 14 dias, teve contato com uma pessoa confirmada ou com uma suspeita de coronavírus e apresenta os sintomas. É extremamente importante que a população siga estas instruções.”

Já aquelas pessoas que não viajaram para lugares com coronavírus confirmado nos últimos 14 dias e nem tiveram contato com uma pessoa suspeita ou confirmada para a doença, não devem se dirigir ao Centro de Testagem.

No caso, quem estiver com falta de ar e febre acima de 37,8 graus tem que procurar uma UPA ou um hospital de urgência imediatamente.

Para que você entenda melhor como funciona o Centro de Testagem: assim que a pessoa chega nolocal, ela entra por um setor isolado, faz os exames e vai embora para casa, sem ter nenhum contato com nenhum outro paciente da rede pública de saúde. Tudo isto em apenas 10 minutos!!!

O teste é bem simples: um enfermeiro colhe amostras de secreções da narina e da saliva da pessoa, e, depois, esta coleta é encaminhada para o Laboratório Central do Maranhão (Lacen-MA), que realizará o mapeamento viral e, caso necessário, enviará a amostra para o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Então, se você estiver com febre, em geral, acima de 38 graus, tosse, falta de ar, dores musculares e tiver retornado de viagem que fica em uma área que tenha tido casos de coronavírus confirmado n os últimos 14 dias ou se você teve contato com uma pessoa confirmada ou com uma suspeita de coronavírus e apresenta os sintomas, procure o Centro de Testagem, que fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.

Para mais informações, ligue para (98) 3133-6406. E caso tenha dúvidas sobre o coronavírus, ligue para o telefone 136, do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *