Gil Cutrim acredita na derrubada de vetos ao projeto que tornou obrigatório uso de máscaras
Do Jornal Pequeno
O deputado federal Gil Cutrim (PDT-MA), relator do projeto que tornou obrigatório o uso de máscaras, acredita que o Congresso vai derrubar os 22 vetos de Bolsonaro à proposta. Esse é um dos itens da pauta da Sessão Conjunta virtual do Congresso Nacional de hoje.
“No auge da pandemia que castiga o Brasil, desobrigar o uso de máscaras é indignante, pois retira um dos principais mecanismos de prevenção a disseminação do coronavírus. Chegamos a 108 mil mortos e é urgente frear esse crescimento”, avaliou Cutrim. “Precisamos derrubar o veto que será analisado na sessão do Congresso nesta quarta-feira”, reforçou o parlamentar maranhense.
“Fui relator do PL 1562/20, transformado na Lei 14019/20 que obriga o uso de máscara. Todo o trabalho realizado foi fundamental para o enfrentamento da Covid-19 e, principalmente, para salvar e preservar vidas”, completou. Para que um veto do presidente seja derrubado é necessário o apoio mínimo de 257 votos na Câmara e 41 no Senado.
Se os deputados decidem pela manutenção de um veto, a decisão é final, ou seja, a análise nem chega ao Senado. O mesmo ocorre quando os senadores mantêm um veto ao projeto iniciado na Casa. Nesse caso, a Câmara não se pronuncia.