Após passar na Câmara, Senado Federal também aprova estado de calamidade pública em razão da pandemia do coronavírus

Após passar na Câmara, Senado Federal também aprova estado de calamidade pública em razão da pandemia do coronavírus

Foto: Jane Araújo/Agência Senado

Nesta sexta-feira (20), o Senado Federal aprovou, por unanimidade, o projeto de decreto legislativo (PDL 88/20) que reconhece que o país está em estado de calamidade pública em razão da pandemia do coronavírus. A proposta já havia sido aprovada anteriormente pela Câmara dos Deputados.

Com isto, o governo federal vai poder gastar mais do que o previsto e poderá desobedecer às metas fiscais para custear ações de combate ao vírus.Desta forma, o rombo nas contas públicas vai poderser superior a R$ 124,1 bilhões, que é a meta fiscal para o governo, estipulada no Orçamento para este ano. 

A votação ocorreu de forma remota, com início às 11horas e durou cerca de duas horas até a divulgaçãodo resultado. Quem presidiu a sessão histórica foi o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), primeiro-vice-presidente da Casa; afinal, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, está infectado pelo vírus e está se recuperando.

O deputado maranhense Gil Cutrim comemorou a aprovação e deu mais detalhes de quais serão os próximos passos.

Tenho certeza que, não só eu, como todo o Brasil,ficou feliz com esta aprovação. O mais importante é que, além de permitir o aumento do gasto público, o texto aprovado cria uma comissão mista composta por seis deputados e seis senadores, com seus suplentes, para acompanhar estes gastos e as medidas tomadas pelo governo federal no enfrentamento do problema”. 

Segundo a Agência Senado, esta comissão poderá trabalhar por meio virtual, mas terá reuniões mensais com técnicos do Ministério da Economia e uma audiência bimestral com o ministro da pasta, Paulo Guedes, para avaliar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas emergenciais relacionadas à covid-19.

O sistema, utilizado para esta votação inédita, é uma versão preliminar do Sistema de Deliberação Remota do Senado Federal. A ferramenta ainda vai ser aperfeiçoada e deverá ser usada para as próximas votações e disponibilizada para as comissões. 

Esta é a primeira vez em que o país entra em estado de calamidade desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) está em vigor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *