Em entrevista, deputado Gil Cutrim fala sobre ameaça de milhões de empregos nos setores de turismo e eventos em período de pandemia

Em entrevista, deputado Gil Cutrim fala sobre ameaça de milhões de empregos nos setores de turismo e eventos em período de pandemia

Nesta semana, o deputado federal Gil Cutrim participou do Programa 70 minutos, da TV Meio Norte, para falar sobre os efeitos danosos da pandemia coronavírus para a economia do país. Um dos assuntos discutidos foi a ameaça de milhões de empregos nos setores de turismo e eventos.

“Nós temos este desafio: de proteger não só os empresários, como também resguardar o direito do consumidor. Este é um assunto muito sensível e tem que ser discutido com muita coerência, tendo em vista que nós não podemos deixar que o desemprego aumente no país, ressaltou o parlamentar.

Recentemente, um conjunto de associações hoteleiras e de parques do Brasil redigiram uma carta aberta ao governo federal afirmando que os índices de cancelamento de eventos, de hospedagens corporativas e de lazer estão na ordem de 75%-100%, além da acentuada queda na visitação dos parques, que colocam em xeque a sobrevivência destes empreendimentos no país.

De acordo com o deputado federal maranhense, os trabalhadores do setor de entretenimento não vão suportar o impacto financeiro caso não haja umaintervenção do governo federal para garantir a continuidade das empresas e a manutenção dos empregos de seus colaboradores. Outra preocupação do parlamentar é com os trabalhadores informais.

“Não podemos deixar que o mercado informal estejadesassistido pelos órgãos competentes. Isto gera um colapso econômico muito grande.  Portanto, nós estamos resguardando juridicamente o setor empresarial de entretenimento, e também não deixando de lado o dever e as obrigações do consumidor brasileiro.”

Segundo as associações hoteleiras e de parques do Brasil, a situação é caótica e, em um espaço curtíssimo de tempo, o setor de turismo estará irremediavelmente comprometido, sob pena de suprimir da economia R$ 31,3 bilhões de reais e quatrocentos mil postos de trabalhos diretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *