Inauguração da segunda Central de Testagem irá facilitar a identificação de novos casos de coronavírus no Maranhão”, afirma Gil Cutrim

Inauguração da segunda Central de Testagem irá facilitar a identificação de novos casos de coronavírus no Maranhão”, afirma Gil Cutrim

Foto: Divulgação (Agência de Notícias do Maranhão)

Nesta semana começou a funcionar, no Maranhão, a segunda Central de Testagem para casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas, no Viva da Beira Mar e tem capacidade para atender aproximadamente 100 pessoas por dia.

Funciona da seguinte forma: quem buscar o atendimento no Centro de Testagem vai passar, primeiro, por uma pré-triagem e, só depois, será feita uma entrevista, por um profissional de saúde que utiliza o sistema do Ministério da Saúde, para realizar a notificação do possível caso suspeito. É aí que o sistema acusará se a pessoa terá ou não que fazer o exame.

Se não for considerado um caso suspeito, a pessoa irá receber orientações médicas e a recomendação de isolamento domiciliar, indicado como principal medida para conter a transmissão do vírus.

O deputado federal Gil Cutrim ressalta que, agora, o estado conta com duas centrais de testagem: uma na Policlínica Diamante e a outra, inaugurada nesta segunda-feira (23), localizada no espaço anexo ao Viva da Avenida Beira-Mar.

“Agora, com este dois centros de testagem, ficará bem mais fácil de identificar os casos da doença no estado e, assim, ter um controle maior do avanço da infecção.”

É importante ressaltar que este exame só deve ser feito se a pessoa suspeitar que está com o vírus. Além disso, há outras duas recomendações: só deve procurar o serviço as pessoas que, nos últimos 14 dias, retornaram de viagem de área com coronavírus confirmado ou que tiveram contato com uma pessoa confirmada ou com suspeita de coronavírus e que apresenta sintomas como febre, tosse e coriza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *